Depressão
O que é, quais os sintomas e como tratar?O que é a depressão?
A depressão é muito mais do que se sentir triste ou desanimado. É uma condição médica séria que afeta não só o humor, mas também o corpo e a forma de pensar. Pode fazer com que uma pessoa se sinta sem esperança, sem energia e sem interesse nas coisas que costumava gostar. Às vezes, até o sair da cama de manhã e enfrentar um novo dia é um desafio.
Quais os primeiros sinais de depressão?
Os primeiros sinais de depressão podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais comuns incluem sentimentos persistentes de tristeza, irritabilidade, falta de energia, mudanças no apetite ou sono, dificuldade de concentração e perda de interesse em atividades que costumavam trazer prazer.
Para além destes sintomas, existem ainda outros que podem indicar depressão, tais como, sentimentos de desesperança, inutilidade, ansiedade, pensamentos de morte ou suicídio, choro frequente, isolamento social, falta de interesse sexual, entre outros.
O que leva uma pessoa a ter depressão?
Não existe uma causa única para a depressão. Pode ser resultado de uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Traumas, stress, problemas de saúde, eventos da vida, como a perda de um ente querido, ou até mesmo certos medicamentos podem desencadear ou contribuir para o desenvolvimento da depressão.
Quantas etapas tem a depressão?
A depressão é uma condição complexa e variada, não seguindo um padrão igual para todas as pessoas. Ela pode variar de leve a grave. A depressão leve pode causar alguns problemas diários, mas geralmente as pessoas conseguem continuar com as suas atividades normais; a depressão moderada pode causar dificuldades significativas nas atividades diárias e nas relações interpessoais e a depressão grave pode ser incapacitante, impedindo a pessoa de realizar tarefas do dia a dia, trabalhar ou até cuidar de si mesma.
A depressão, para além de se manifestar de maneira diferente em cada pessoa, algumas podem ter episódios únicos de depressão, enquanto outros podem experimentar depressão recorrente ao longo da vida.
Como uma pessoa com depressão grave reage?
Uma pessoa com depressão grave, como referido anteriormente, pode ter dificuldade em lidar com as exigências do dia a dia. Pode sentir-se completamente sobrecarregada, desesperada e sem saída. Em casos extremos, pode até ter pensamentos suicidas.
O que se pode fazer para sair da depressão?
Sair da depressão pode ser um desafio, mas há muitas coisas que se podem fazer para uma pessoa se começar a sentir melhor. Existem então algumas estratégias importantes para a recuperação:
-
Praticar autocuidado (cuidar de si mesmo) e autocompaixão (ser gentil consigo mesmo);
-
Procurar apoio de amigos e familiares;
-
Praticar exercício físico;
-
Manter uma rotina regular de sono;
-
Ter uma alimentação saudável;
-
Desafiar pensamentos negativos;
-
Praticar atividades que antes eram prazerosas;
-
Estabelecer metas realistas;
-
Limitar e reduzir fontes de stress;
-
Realizar técnicas de relaxamento;
-
Procurar ajuda profissional psicólogo e/ou psiquiatra).
Como a psicologia pode ajudar?
A psicologia desempenha um papel fundamental no tratamento da depressão. Os psicólogos ajudam as pessoas a entenderem os seus pensamentos e sentimentos, a modificarem os seus padrões de pensamento negativos e a desenvolverem competências e formas saudáveis para lidar com os desafios da vida.
A psicologia desempenha um papel fundamental no tratamento da depressão. A abordagem específica usada dependerá das necessidades e circunstâncias de cada pessoa, mas de forma geral, o acompanhamento psicológico vai ajudar a:
-
Entender o que é a depressão, os seus sintomas, causas e fatores de risco.
-
Identificar e desafiar pensamentos negativos que contribuem para a depressão, como a autocrítica, pessimismo e pensamento catastrófico.
-
Aprender a substituir padrões de pensamento negativos por pensamentos mais realistas e construtivos.
-
Desenvolver competências para lidar com emoções difíceis, como tristeza, raiva e frustração, de uma maneira saudável e adaptativa.
-
Identificar problemas que contribuem para a depressão e desenvolver estratégias eficazes para resolvê-los.
-
Aprender técnicas para lidar com o stress, enfrentar desafios e adversidades de uma forma mais eficaz.
-
Promover a autoestima e autoaceitação.
-
Melhoria de relações interpessoais.
-
Promover mudanças positivas no estilo de vida, como exercício físico regular, alimentação saudável e sono adequado.
Como verificámos ao longo do artigo, a depressão é uma condição muito séria, mas é tratável. Reconhecer os sinais precoces, procurar apoio, tratamento adequado e adotar estratégias de autocuidado são passos fundamentais para a recuperação.
Na escuridão da depressão, é possível encontrar a coragem para procurar a luz. Não desista! É possível! Juntos, podemos transformar o sofrimento em esperança.
Autor: Psicóloga Patrícia Barroso