Muitos já sentiram um ataque de pânico, em algum momento da sua vida, e referem que é algo que não se esquece. Um ataque de pânico trata-se de um episódio súbito e intenso de medo, ocorre sem causa aparente, desencadeando um conjunto de reações físicas assustadoras, quase equiparáveis a um ataque cardíaco ou a morte iminente.
Quais as causas dos ataques de pânico?
As causas de um ataque deste tipo podem ser várias, desde um acontecimento de vida traumático, stress acentuado, alterações importantes na vida quotidiana, morte ou doença grave de um próximo e existem diversos estudos que apontam também para uma forte componente genética.
É normal ter vários ataques de pânico sem nenhuma razão aparente?
Sim, pois ao ter um primeiro ataque, os restantes, por vezes, surgem sem razão aparente. Por vezes, com a ansiedade de sentir um novo ataque, acaba-se por sentir as sensações físicas do ataque.
Quais são os sintomas de um Ataque de Pânico?
A estatística aponta para o facto de os ataques de pânico atingirem o seu pico máximo de sensações aos 10 minutos, sendo que para umas pessoas podem durar apenas alguns minutos para outra poderão demorar horas. Independentemente da duração, no final a sensação é de fadiga extrema. Existem diversos indícios que levam a concluir que estamos a ter um ataque de pânico, entre eles:
ritmo cardíaco acelerado
transpiração
tremores
dificuldades em respirar
tonturas
palpitações
tremores
aperto no peito
dores abdominais
medo de perder o controlo e de morrer
Existe algum tratamento para os ataques de pânico?
Na maioria dos casos, o tratamento de eleição é o uso de psicofármacos, no entanto, apesar deste poder aliviar os sintomas no momento, não trabalha a fundo no tema. O ideal é a psicoterapia que lhe vai permitir identificar a origem do pânico, ajustando técnicas que o vão auxiliar a lidar com situações futuras e a ultrapassar as crises de forma mais tranquila. Em determinados casos o ideal é uma conjugação de psicofármacos e psicoterapia.
Dicas para tentar controlar um ataque de pânico.
É muito importante perceber que não está sozinho nesta luta, há variadas razões para tal acontecer e o mais importante é identificar a origem para poder lidar e tratar de uma forma eficaz. Algumas dicas para aliviar o momento são:
Aceitar as sensações e controlar a respiração
Inspirar e expirar pelo menos 3 vezes
Concentrar-se no presente, no aqui e no agora
Pensar numa situação positiva
Revê-se nesta situação? Fale connosco. Temos uma de equipa de Psicólogos experientes que o podem ajudar a ultrapassar este momento. JUNTOS MELHORAMOS!
Autor: Diretora Técnica da Khushi Minds, Dra Himali Bachu
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolítica de Privacidade